RELAÇÃO ENTRE LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE.
ODONTOLOGISTAS
Resumo
As lesões por esforço repetitivo, atualmente renomeadas de DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) estão cada vez mais comuns entre profissionais da saúde, entre eles os odontologistas, onde em seu cotidiano estão constantemente expostos a fatores de risco, como posturas inadequadas, repetição de um mesmo movimento para executar um procedimento, uso de equipamentos vibratórios e estresse, assim favorecendo o acometimento de tais distúrbios. Foi realizado uma pesquisa de campo nas cidades mato- grossenses de Barra do Garças, Araguaiana e Pontal do Araguaia, e nos municípios goiano de Aragarças e Bom Jardim de Goiás, onde foram entrevistados um total de 32 (trinta e dois) profissionais do ramo da Odontologia. O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre a lesão por esforço repetitivo e os profissionais odontologistas, apontando os principais fatores que podem influenciar o surgimentos de tais síndromes/distúrbios, os principais sintomas e áreas afetadas, bem como as formas de tratamento e prevenção mais eficazes para tal.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.