ATORES DA AGRICULTURA FAMILIAR E PERSPECTIVAS NO PERÍODO PANDÊMICO

  • Dandara Christine Alves de Amorim Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Catarini Vezetiv Cupolillo Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar
  • Wanderson Moura de Castro Freitas Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar
  • Wenas Santos Silva Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar
  • Arthur Arantes Bilego
Palavras-chave: Agricultura familiar, Pandemia, Agroecologia

Resumo

O presente artigo abrange temática relativa a reflexões no âmbito do conjunto de interações provenientes da agricultura familiar, cooperativismo, agroecologia, políticas públicas e economia solidária na perspectiva avaliativa social e econômica, refletindo sobre o período relacionado a pandemia da COVID-19. A problemática jurídica está em entender os potenciais e as dificuldades enfrentadas pelo cooperativismo ligado à Agricultura familiar, tendo em vista o duplo desafio atual de renovar sua forma produtiva a partir da agroecologia, assim como, aprofundar na dinâmica da economia solidária, trazendo algumas políticas públicas e preocupações que surgiram na pandemia. O objetivo geral está em entender e pensar os potenciais e as dificuldades enfrentadas pelo cooperativismo ligado à Agricultura familiar em Goiás, tendo em vista a perspectiva de renovar sua forma produtiva a partir da agroecologia, assim como, aprofundar na dinâmica da economia solidária. Entre os métodos utilizados, podem ser citados: exploratório e explicativo, quanto aos procedimentos serão documentais, bibliográfico com a utilização do método dedutivo e comparativo.

Biografia do Autor

Catarini Vezetiv Cupolillo, Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar

Advogada inscrita na OAB/MT. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário do Vale do Araguaia - UNIVAR. Especialista em Gestão, Tecnologia, Empreendedorismo e Marketing Digital Jurídico. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: catarinicupolillo@gmail.com.

Wanderson Moura de Castro Freitas, Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar

Advogado inscrito na OAB/MT. Mestre em Política Social do Programa de Pós-Graduação em Política Social (UFMT). Graduado em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins e Especialização em Direito Processual Civil pelo Universidade Cândido Mendes. Professor Universitário do Curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Professor Substituto no Curso de Direito ICHS/CUA/UFMT. Pesquisador Associado junto ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia. e-mail: wandersonmouradecastrofreitas@gmail.com.

Wenas Santos Silva, Centro Universitário do Vale do Araguaia - Univar

Advogado membro da OAB/TO. Mestre em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Direito Público e Docência Universitária pela Faculdade Católica Dom Orione. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual do Tocantins. Graduado em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione. Professor no curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). e-mail: wenasadv17@gmail.com

Publicado
2023-04-24
Seção
Ciências Sociais Aplicadas