TITULARIDADE E ÂMBITO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

  • Herôdoto Souza Fontenele Junior
  • Catarini Vezetiv Cupolillo
  • Dandara Christine Alves de Amorim Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Wenas Santos Silva
Palavras-chave: Personalidade. Direito. Titularidade. Proteção. Tutela.

Resumo

O entendimento de direitos da personalidade está voltado ao reconhecimento dos valores inerentes a pessoa humana, assim, para um maior entendimento desses direitos é de suma importância dar ênfase a proteção da dignidade humana, considerado como o primeiro dos direitos, assim, pode-se ratificar que a dignidade é o intuito que, ao final, será tutelado pelos direitos da personalidade. No Brasil, pode-se verificar que a legislação voltada à tutela da personalidade, embora, considerada bem recente e numa etapa de desenvolvimento, encontra-se presente em vários ordenamentos jurídicos, tendo diretivas próprias que estruturam e guiam o direito da personalidade.  Este artigo tem o objetivo de elucidar o que são os direitos da personalidade, visando-se destacar a sua importância na sociedade em vigor, como também o tratamento que é dispensado pelo ordenamento jurídico brasileiro à sua proteção diante a evolução tecnológica que, dia a dia, acaba por trazer novos desafios para a tutela da personalidade.  Foi utilizada a revisão de literatura, sendo que por meio de pesquisa bibliográfica apoiada em livros, artigos científicos, revistas especializadas, pode-se examinar os julgamentos similares e diversos a respeito do assunto aqui estudado.  Pode-se concluir que os direitos da personalidade têm como embasamento a essencialidade e critérios de humanização dos valores considerados como mais importantes, por exemplo, a integridade física, integridade moral e intelectual, nas suas mais inúmeras manifestações cotidianas.

Biografia do Autor

Herôdoto Souza Fontenele Junior

Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Mato Grosso. Professor Universitário do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Mestrando em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia. e-mail: juniorfonteneleadv@gmail.com.

Catarini Vezetiv Cupolillo

Advogada inscrita na OAB/MT. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário do Vale do Araguaia - UNIVAR. Especialista em Gestão, Tecnologia, Empreendedorismo e Marketing Digital Jurídico. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: catarinicupolillo@gmail.com.

Wenas Santos Silva

Advogado membro da OAB/TO. Mestre em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Direito Público e Docência Universitária pela Faculdade Católica Dom Orione. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual do Tocantins. Graduado em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione. Professor no curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). e-mail: wenasadv17@gmail.com.

Publicado
2022-08-04
Seção
Ciências Sociais Aplicadas