PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA VARIAÇÃO ENTRE TER E HAVER NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A comprovação de que a língua é um organismo vivo sujeito a variações e mudanças tem proporcionado a mais ampla difusão de análises na área da Linguística. A língua é um objeto social variável e passível de sistematização. Assim, neste trabalho apresentamos uma proposta didático pedagógica para o ensino da variação de ter e haver na educação básica. O objetivo é apresentar atividades que priorizem a formação de um estudante crítico que seja capaz de enxergar, mesmo em usos não padrão, a possibilidade de produzir sentidos em contextos variados da língua. Além disso, a sala de aula deve ser um laboratório de linguagem em que os próprios estudantes são os investigadores, com essa estratégia o ensino de gramática pode ser mais significativo.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.