CORPO E ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS

INCURSÕES INICIAS

Palavras-chave: Corpo, Cultura, Relações de Poder

Resumo

Os Estudos Culturais Físicos (Physical Cultural Studies) constituem-se como um campo de conhecimento em processo de consolidação e estruturação, que se preocupa com a função social da pesquisa para gerar transformações sociais. Neste estudo, buscamos descrever como o corpo é tomando como materialidade central nestes estudos. Para tanto, incursionamos por manuscritos fundantes da referida abordagem, a partir de artigos, livros e capítulos de livro, de modo a identificar como o corpo – como materialidade física – é central para compreender como relações de poder são (re)produzidas e contestadas nas distintas expressões da cultura física.

Biografia do Autor

Flavia Sandoli, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá, Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM), Maringá/Paraná, Brasil, Graduação em Educação Física.

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso

outor em Educação Física (UEM), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade de Maryland (EUA), na linha de pesquisa Physical Cultural Studies/PCS. Mestre em Educação Física (UEM), Especialista em Dança (UNIFAMMA) e Licenciado em Educação Física (UEM). É Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFMT) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFMT/CNPq).

Publicado
2023-05-08
Seção
Ciências Multidisciplinares