JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
Resumo
Incluir os jogos eletrônicos na educação física pode ser uma possibilidade, mas quem se apropria deles precisa conhecer a ferramenta para aplicar de forma pedagogica. Portanto essa pesquisa exploratória tem como objetivo inserir os jogos eletrônicos mobile como proposta para o ensino da corrida de orientação na educação física escolar, para isso foi preciso pesquisar os jogos nas lojas de aplicativos play store e app store para observar, jogar e analisar, e assim compreender os aplicativos para produzir hipóteses para utilização na educação física. Foram então descritos três jogos, o quiz corrida de orientação com perguntas para aprender os elementos do mapa, corrida desorientada com uma temática simples para compreender o objetivo do esporte e o go orieentering abordando todos os aspectos cognitivos da corrida. É importante ressaltar que novas pesquisas devem ser realizadas para analisar as hipóteses aqui colocadas, além de servir de suporte para professores aplicarem a ferramenta.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.