DEFICIÊNCIAS MULTIPLAS

A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Everton Cardoso Borges Borges Univar - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Educação Física. Professores. Deficiência Múltipla. Inclusão.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar a inclusão dos alunos com deficiências múltiplas nas aulas de educação física nas escolas públicas na cidade de Barra do Garças-MT. Na pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, tendo como investigados 07 professores graduados na área, a maioria do sexo feminino. Dentre eles (42,9%), além de terem concluído o curso superior também procuram dar continuidade na sua formação. Analisou também que o nível de satisfação dos docentes no local de trabalho é muito bom (28,6%), e todos eles procuram aplicar meios pedagógicos diversificados para promover a inclusão dos alunos, proporcionando desta maneira benefícios para o seu desenvolvimento e ao mesmo tempo sentiram seguros para interagirem com os seus pares. Assim, os dados apresentam que há interesse dos docentes em promover a inclusão ao proporcionar-lhes condições terem um ensino relevante com possibilidade de usufruir duma qualidade de vida significativa, sendo ela: familiar, educativa e social.

Publicado
2023-05-10
Seção
Ciências da Saúde