APLICABILIDADE DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Na Educação Física Escolar, a necessidade de aulas dinâmicas e significativas, remete à utilização do lúdico como estratégia a ser trabalhada. Fez-se então a necessidade da pesquisa, cujo objetivo foi identificar e compreender se as práticas pedagógicas do professor de Educação Física, são voltadas para a ludicidade e se as atividades são fatores motivacionais para os alunos. Para a viabilidade da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, com sete perguntas para cinquenta alunos do 7° e 8° anos do ensino fundamental e outro questionário com oito questões para o professor da instituição de ensino. Concluiu-se que as atividades lúdicas são aplicadas na instituição de ensino, cuja atuação do docente ao lançar mão de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, possibilita um envolvimento significativo dos alunos nas práticas pedagógicas conduzindo-os a um período maior de motivação, propiciando um aprendizado extremamente relevante nos aspectos cognitivos, afetivos e motores.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.