APLICABILIDADE DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Darley Chagas Oliveira Silva
  • Everton Cardoso Borges Borges Univar - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Phábio Rocha da Silva
  • Denise da Silva Nery
Palavras-chave: Educação Física, Ludicidade, Motivação

Resumo

Na Educação Física Escolar, a necessidade de aulas dinâmicas e significativas, remete à utilização do lúdico como estratégia a ser trabalhada. Fez-se então a necessidade da pesquisa, cujo objetivo foi identificar e compreender se as práticas pedagógicas do professor de Educação Física, são voltadas para a ludicidade e se as atividades são fatores motivacionais para os alunos. Para a viabilidade da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, com sete perguntas para cinquenta alunos do 7° e 8° anos do ensino fundamental e outro questionário com oito questões para o professor da instituição de ensino. Concluiu-se que as atividades lúdicas são aplicadas na instituição de ensino, cuja atuação do docente ao lançar mão de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, possibilita um envolvimento significativo dos alunos nas práticas pedagógicas conduzindo-os a um período maior de motivação, propiciando um aprendizado extremamente relevante nos aspectos cognitivos, afetivos e motores.

Publicado
2022-12-16
Seção
Ciências da Saúde