NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DA SAÚDE SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS À OSTEOPOROSE EM MULHERES PÓS MENOPAUSA EM UM CONTEXTO MULTIDISCIPLINAR
Resumo
O período pós-menopausa destaca-se como encerramento completo do ciclo funcional ovariano, e em consequência das mudanças ocorridas nesta fase a população feminina torna-se mais vulnerável ao surgimento da osteoporose, distúrbio esquelético que gera destruição da matriz óssea e densidade mineral. Objetivou-se, identificar o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde sobre a prevenção quanto as consequências da osteoporose pós-menopausa. Trata-se de um estudo observacional, transversal e de campo baseado na aplicação de um questionário, onde o público alvo foi acadêmicos dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. A pontuação média de conhecimento entre os acadêmicos sobre a osteoporose foi de 13,05. Assim, verificou-se que os estudantes apresentaram um nível mediano de conhecimento a respeito do assunto, portanto sugere-se que o tema seja abordado de forma multidisciplinar afim de qualificar os acadêmicos para contribuir com a melhora da qualidade de vida da população feminina.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.