A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Elisiane Medianeira Moro Tolio
  • Cleonice Terezinha Fernandes
  • Fabrício Bruno Cardoso
Palavras-chave: Ensino, Interdisciplinaridade, Transversalidade

Resumo

Nas últimas décadas mudanças sociais nos hábitos das pessoas sob influência da tecnologia têm levado pesquisadores a tentar preservar a saúde da população que adotou hábitos tão sedentários. Esta pesquisa trata-se de uma Revisão Sistemática (RS) cujo objetivo é conhecer o estado da arte da Educação em Saúde em ambientes escolares, preferencialmente ligados à Educação Física. A RS é um processo metodológico que sintetiza resultados de estudos sobre um tema e é considerada um estudo observacional primário. A revisão teve como critérios de inclusão: estudos produzidos no Brasil, em Língua Portuguesa, em um arco temporal de 2015 a 2019, no campo das ciências humanas e sociais; e critérios de exclusão: estudos bibliográficos; que discutem temas genéricos em saúde (conceitos, políticas, programas); sem aplicação na escola (PSF, clínicas, universidades, etc). Descritores usados: educação em saúde, educação física e ensino; quando vinte (20) estudos compuseram o corpus de análise. Observou-se, que a maioria são produzidos por profissionais de outras áreas da saúde, geralmente externos às escolas, que não da EF, cujas atividades práticas ainda são vistas na concepção higienista. Conclui-se que as ações de promoção da saúde no ambiente escolar poderiam apresentar resultados mais abrangentes e efetivos se houvesse uma melhor preparação dos professores – preferencialmente vinculados à escola pesquisada,  assim conhecedores dela, com uma concepção mais integrada e holística em educação e saúde.

Publicado
2022-12-12
Seção
Ciências Multidisciplinares