DANÇA, PEDAGOGIA PÚBLICA E DIFERENÇA
DISCUSSÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “MOVE: O MUNDO DA DANÇA”
Resumo
Neste estudo, analisamos o documentário da plataforma Netflix, com intuito compreender como a dança pode ser um meio para debates sobre diferença. Para tanto, foi utilizado à investigação de cinco episódios, cada qual apresentando diferentes danças, de países diversos. Constatou-se que, a mídia tem atuado na estrutura da consciência humana, fornecendo imagens que produzem inúmeras narrativas sobre o corpo e sobre a cultura física, o que inclui a dança, podendo ser ferramentas fundamentais para se utilizar em salas de aulas.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.