A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS RESILIENTES NAS AÇÕES PARA ATENÇÃO À SAÚDE
Resumo
Objetivou-se identificar iniciativas de indicadores de saúde ambiental em todo o mundo e sua relação com as ações de saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, utilizando os descritores environmental health indicators, government e decision makers através do argumento boleano AND. Os resultados demonstram que a utilização de indicadores no planejamento das ações em saúde geraram condições de maior eficiência no manejo das condições ambientais e seus impactos sobre a saúde humana e evidenciam a necessidade de uma abordagem transversal e integrada de aspectos como morbidades, condições ambientais, exposição e fatores epidemiológicos, demográficos, físicos, políticos, de sustentabilidade e de vulnerabilidade. O presente estudo fornece subsídios à implementação de ações em saúde que contemplem os fatores ambientais e as suas consequências à saúde humana.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.