ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DO GÊNERO FEMININO SOBRE FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO.

  • ÉRIKA MARIA NEIF Centro Universitário do Vale do Araguaia https://orcid.org/0000-0003-2480-9122
  • MARIA FERNANDA FILIZARDA BELÉM
  • ELAINE MAIA ALVES BORGES
  • LISSA FERNANDES GARCIA DE ALMEIDA
  • WENDELL SANCHES LACERDA
  • RAFAIANE QUEIROZ DE MORAES SOUZA
Palavras-chave: Câncer de colo do útero, reabilitação, qualidade de vida

Resumo

O câncer do colo do útero (CCU) é uma disfunção do tecido intraepitelial cervical e é causado pela infecção de certos tipos de vírus como Papiloma Vírus Humano-HPV e HPV que é sexualmente transmissível, torna-se indispensável o uso de preservativo. O mesmo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicas e população do gênero feminino sobre a fisioterapia na prevenção e reabilitação do câncer do colo uterino, a incidência de casos de color uterino por faixa etária, reunir evidência sobre tratamentos específicos e analisar qualidade de vida de portadores de câncer do colo uterino. A pesquisa foi realizada com acadêmicas e público geral do gênero feminino maiores de 18 anos, sem especificação de local de pesquisa específico, abrangendo dessa forma o público leigo. O presente trabalho consiste no método de avaliação quantitativa, onde foi produzido um questionário composto por questões fechadas. Portanto, foi concluído que á grande maioria não tem conhecimento sobre atuação da fisioterapia sobre a patologia.

Biografia do Autor

ÉRIKA MARIA NEIF, Centro Universitário do Vale do Araguaia

Biológa formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2004-2007), mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Maringá (2009-2011) e doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e cotutela sanduíche pela Universidade de Aarhus na Dinamarca (2012-2015). Especialista em Docência no Ensino Superior (2016-2017). É docente dos cursos de saúde e agrárias do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Tem experiência nas áreas de Ecologia, Limnologia, Genética, Embriologia, Imunologia, Microbiologia Geral e de Alimentos, Bioquimica, Histologia e Biologia Celular e Molecular. É revisora das revistas (Hydrobiology e Freshwater Biology). Atua em pesquisas voltadas a doenças metabólicas e comportamentais como Ansiedade, Obesidade, Síndromes congênitas, Microbiota do bem e alimentos pré-bióticos que atuam na imunidade. 

Publicado
2023-08-24
Seção
Ciências da Saúde