CONSERVAÇÃO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CAFÉ ARÁBICA: INFLUÊNCIA DO TEOR DE ÁGUA, DA EMBALAGEM E DO AMBIENTE DE ARMAZENAMENTO
Resumo
O presente estudo teve por objetivo elucidar, por meio de revisão bibliográfica, a importância do efeito do teor de água e do tipo de embalagem sobre a qualidade das sementes de café arábica durante o armazenamento. O armazenamento é a etapa mais extensa da pós-colheita da maior parte das culturas agrícolas, onde as interações das condições ambientais com as características iniciais lote determinam a eficiência do processo. Dessa forma, o conhecimento de medidas preventivas a serem adotadas nas unidades beneficiadoras e armazenadoras, principalmente daquelas que permeiam aspectos intrínsecos às sementes, devem ser compreendidas e analisadas para direcionar tomadas de decisão mais assertivas. O entendimento dos princípios para a embalagem de sementes de café, como a espessura e tipo do material, também pode direcionar escolhas que promovam menor fluxo de vapor d’água, entre o ambiente e as sementes, durante o armazenamento. Diante da pluralidade dos fatores que determinam a eficiência do armazenamento de sementes café, é essencial o entendimento prévio de cada um deles para que se assegure a conservação da qualidade fisiológica.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.