HESITAÇÃO VACINAL POR MEMBROS DE GRUPOS DE REDES SOCIAIS CONTRÁRIOS À VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Palavras-chave: Vacinação; Programas de imunização; Cobertura vacinal; Movimento contra vacinação; Recusa de vacinação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores associados à hesitação vacinal contra a COVID-19.Trata-se de um estudo quanti e qualitativo, com caráter descritivo, em que os(as) participantes foram selecionados(as) por conveniência em grupos de redes sociais, contrários à vacina COVID 19, no período de setembro a dezembro de 2022; utilizou-se de questionário online elaborado e enviado pelos pesquisadores em grupos de Facebook e WhatsApp. Participaram 25 indivíduos, com média de idade de 49,6 anos. A partir de recortes de trechos das respostas apresentados pelos(as) participantes, foram elegidas quatro categorias resultantes da análise dos dados relacionados às respostas descritivas, sendo:  Descrédito; Crença-desinformação, Crença–negacionismo e coação. Vacinar-se não é apenas uma questão individual, mas também uma responsabilidade coletiva. É necessário promover a alfabetização midiática e digital, capacitando as pessoas a avaliarem criticamente as informações que encontram e, assim, promover a saúde em prol da coletividade

Biografia do Autor

Roseelvelt Leite de Adrade, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), adquiriu experiências acadêmicas na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em informática médica, processamento da linguagem natural e recuperação de informações multilíngue. Atualmente, após vivências no mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação, realiza doutorado no programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Carlos de Almeida Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduado em Ciências Biológicas, Prof. do Centro Universitário UniCuritiba, Doutorando em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialista em Biologia Celular e Tecidual pelo Departamento de Biologia Celular da Universidade Federal do Paraná, Professor convidado do curso de Pós-graduação em Ciências Forenses da Universidade Tuiuti do Paraná. Com experiência em Biologia Molecular Forense, área de vinculo genético e identificação humana na Divisão de Laboratórios da Policia Científica do Estado do Paraná

Cristiane Coldebella, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008), Aperfeiçoamento em Fisioterapia Pediátrica pelo Hospital Infantil Pequeno Príncipe (2009), Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Universidade Positivo e Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica do Paraná. Atualmente é Fisioterapeuta da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná

Lara Karoline dos Santos de Aquino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2009). Pós-graduada em Osteopatia Clinica em Joinville pela Academie de Therapie Manuelle et Sportive. Pós-graduada em Fisioterapia em terapia intensiva com treinamento em serviço pela Faculdade Inspirar. Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Vita Batel, Hospital Vita BR linha verde e Hospital São Lucas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Pós-Graduação Internacional em Suporte Ventilatório em Andamento -

Magali Ferreira Pinto Dias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestranda do programa de Pós Graduação em Tecnologia da Saúde na área de Comunicação Alternativa Ampliada desde 2021 como aluna de disciplina isolada  e em 2023 como aluna regular com Bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior – PROSUC, e da CAPES. Pós graduada em Musicoterapia Receptiva (Censupeg, 2023), Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI Miami, 2023), Gerontologia (Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 2017), Educação e Saúde (UNIFAE, 2009) e Praticas Pedagógicas Educação Infantil e Ensino Fundamental (UNICENP, 2006). Musicoterapeuta formada pela UNESPAR em 2009, trabalhando na área de reabilitação neurológica desde 2015 na Clínica de Terapias Neurológicas NeuroIntensiva, com experiência nas áreas de Educação

Rita de Cassia Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP-PR

Possui graduação em Fonoaudiologia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado em Distúrbios da Comunicação - Universidade Tuiuti do Paraná - e Doutorado em Letras / área de concentração em Linguística - Fonética e Fonologia - Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná no Curso de graduação em Fonoaudiologia, bem como no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Distúrbios da Comunicação e em curso de especialização dessa Universidade na área fonoaudiológica, orientando trabalhos. Atua, em especial, nos seguintes temas: malformações de face e/ou crânio; análise acústica / fonética acústica; patologias de fala e linguagem; promoção de saúde e linguagem

Auristela Duarte de Lima Moser, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina . Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e orientadora Mestrado e Doutorado do Programa de Post Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR (PPGTS). Pós Doutora em em Funcionalidade Humana e Qualidade de Vida pela Universidade Central da Catalunha Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Saúde Funcional do PPGTS com enfase na CIF-Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde da Organizacional Mundial da Saúde (OMS). Desenvolve Projetos e intervenções em Educação e treinamento para implantação do Modelo Biopsicossocial na abordagem dos Profissionais de Saúde e de outras áreas de atenção às necessidades sócio-ambientais.

Publicado
2023-09-13
Seção
Ciências Multidisciplinares