A PRÁTICA DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O trabalho a se apresentar traz como tema a prática de hábitos alimentares saudáveis para melhoria na qualidade de vida na educação infantil. O processo de desenvolvimento da pesquisa ocorreu de segunda a sexta-feira com duração de 40 minutos, dividido em etapas, sendo: roda de conversa com as crianças sobre alimentação saudável e diálogo dando ênfase nas frutas, argumentando que fazem bem para a saúde e que são ricas em vitaminas. Durante o desenvolvimento das atividades foi realizada a leitura do livro “A cesta da Dona Maricota” da autora Tatiane Belinky, usando uma cesta de frutas, verduras e legumes (as frutas, verduras e legumes foram feitos de biscuit); distribuição para os alunos de figuras de frutas, verduras e legumes. Após isso foi colocado um mural dos alimentos saudáveis e não saudáveis e também disponibilizadas no círculo para que em uma folha de papel pardo desenhassem carinha feliz na cor verde representando os alimentos saudáveis, carinha amarela para os alimentos que devemos consumir ocasionalmente e desenhar uma carinha vermelha para os alimentos não saudáveis. Ainda, fizeram uma salada de fruta, com frutas trazidas pelas crianças. No ensejo aproveitamo-nos para realizar atividades de agrupar as frutas de acordo com algum atributo além de, trabalhar as quantidades de fruta que em conformidade com a receita, além da interação entre as crianças. Solicitamos ainda que, cada criança falasse sobre a fruta que trouxe e ao final dialogamos com as crianças sobre o que aprenderam. Posteriormente, trabalhamos com massa de modelar biscuit para que cada uma confeccionasse a sua fruta preferida. Ademais, ouviram cantaram e dançaram ao som de diversas músicas em que tratava do tema gerador que é promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.