A corrida maluca

o processo de seleção de candidatos a vereador no município de Juína – MT

  • Ivanete Marcia Wiebbelling Pagnussat SEDUC/MT
  • Ivor Prolo UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Gestão municipal. Candidato a vereador. Critérios de seleção. Regras formais e informais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a dimensão formal e informal adotadas pelos partidos políticos no processo de seleção dos candidatos a vereador no município de Juína-MT, em 2012. A partir de dados coletados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), foi traçado o perfil dos 71 candidatos e, por meio de entrevista estruturada com os presidentes de diretórios dos partidos políticos e comissões provisórias municipais deste munícipio, foram identificados os procedimentos que determinaram as escolhas destes candidatos. Dentre os principais resultados destes critérios de escolha predominou a influência de selectorates ou porteiros, espécie de líderes partidários com influências nas decisões internas dos partidos.

Biografia do Autor

Ivanete Marcia Wiebbelling Pagnussat, SEDUC/MT

Professora de Língua Portuguesa para a SEDUC/MT. Juína/MT, Brasil. Especialista em Gestão Municipal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Formação de Orientadores Acadêmicos para Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Língua Portuguesa (FEC/CACOAL/RO).

Ivor Prolo, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor/orientador na DEAD/UAB/UNEMAT. Nova Xavantina/MT, Brasil. Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mestre em Administração pela Faculdades de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). Especialista em Gestão Pública pela UFMT e em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharel em Turismo pela UNEMAT.

Publicado
2020-06-30
Seção
Ciências Humanas