A ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO

  • leda victor de oliveira univar
  • Joyce Sales Longuinho
  • Liliane Alves Madureira Ribeiro
  • Vanessa Moreira Victor Oliveira
  • Wellen da Silva Saldanha
Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Escrita.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o caminho percorrido pela escrita por meio da oralidade e leitura, elementos essenciais para o processo de alfabetização. Partindo da origem da escrita em que o ser humano já internalizava a necessidade de desenvolver um sistema para caracterizar o pensamento e registrar os acontecimentos, percebeu-se que houve a ascensão através de desenhos para representar os fatos. E como a evolução do homem foi sendo aperfeiçoada, a escrita, progrediu, chegando ao princípio que há hoje. Neste sentido foi dada ênfase a importância do desenho para desenvolvimento da escrita da criança, citando suas principais fases. A partir da concepção de que a escrita é uma representação da linguagem oral, da fala. A criança precisa ser capaz de representar o símbolo de um som da fala e letras do alfabeto e saber fazer distinções entre as letras, ouvindo com atenção os sons. Tratar a questão da relação fala-escrita e ainda sobre o erro como exercício de elaboração de hipóteses na construção da escrita.

 

Publicado
2023-06-30
Seção
Ciências Humanas