A escrita e leitura no contexto da Alfabetização
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o caminho percorrido pela escrita por meio da oralidade e leitura, elementos essenciais para o processo de alfabetização. Partindo da origem da escrita em que o ser humano já internalizava a necessidade de desenvolver um sistema para caracterizar o pensamento e registrar os acontecimentos, percebeu-se que houve a ascensão através de desenhos para representar os fatos. E como a evolução do homem foi sendo aperfeiçoada, a escrita, progrediu, chegando ao princípio que há hoje. Neste sentido foi dada ênfase a importância do desenho para desenvolvimento da escrita da criança, citando suas principais fases. A partir da concepção de que a escrita é uma representação da linguagem oral, da fala. A criança precisa ser capaz de representar o símbolo de um som da fala e letras do alfabeto e saber fazer distinções entre as letras, ouvindo com atenção os sons. Tratar a questão da relação fala-escrita e ainda sobre o erro como exercício de elaboração de hipóteses na construção da escrita.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.