COMPONENTES DE RENDIMENTO DE GRÃOS DE GENÓTIPOS DE TRIGO CULTIVADOS EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA

  • Antonio Carlos Torres da Costa UNIOESTE
  • Paulo Evandro Jandrey UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Parná
  • José Barbosa Duarte Júnior UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Parná
  • Carla Deisiane de Oliveira Costa do Val UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Francisco de Assis Franco Pesquisador Sênior
Palavras-chave: Triticum aestivum L, CD 150, Mirante, Frontana

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os componentes de rendimento de grãos em genótipos de trigo cultivados em duas épocas de semeadura. O experimento a campo, foi conduzido utilizando o delineamento em blocos ao acaso em um esquema fatorial 15 x 2, sendo 15 genótipos e duas épocas de semeadura (31 de março e 03 de maio). O número de grãos por espiga foi a característica que apresentou maior variabilidade entre os genótipos estudados, sendo que a semeadura realizada em 03 de maio foi a que proporcionou maiores valores para esta característica. Considerando a época de semeadura, o maior rendimento de grãos foi obtido para os genótipos CD 12902, CD 12905, CD 12909, CD 12910 e CD 12911 na semeadura realizada em 3 de maio, enquanto para a cultivar Frontana o maior rendimento foi obtido na semeadura realizada em 31 de março.

Biografia do Autor

Paulo Evandro Jandrey, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Parná

Engenheiro Agrônomo. Mestre em Agronomia. Areá de Concentração: Produção Vegetal 

José Barbosa Duarte Júnior, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Parná

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Atualmente é Professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Fitotecnia - GEPAF. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais

Carla Deisiane de Oliveira Costa do Val, UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2007) e Engenharia Florestal (2021) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007), Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA-Botucatu) (2010), Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA-Botucatu) (2013) com período sanduíche na Universidade da Corua, Espanha, e Pós-doutorado em Produção Vegetal (Aquidauana) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (2019).

Francisco de Assis Franco, Pesquisador Sênior

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Foi pesquisador da Coodetec Desenvolvimento, Produção e Comercialização Agrícola Ltda, atuando como gerente de pesquisa de trigo.

Publicado
2024-12-09
Seção
Ciências Agrárias