O transtorno de personalidade antissocial a luz da abordagem psicodinâmica

  • Hugo Flavio Forgerini Santos UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Stella Rico Ribeiro UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Josemar Antonio Limberger UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Édipo. Perversão. Psicanálise. Antissocial.

Resumo

O presente artigo irá abordar o Transtorno de Personalidade Antissocial a partir da visão da abordagem psicodinâmica, evidenciando as principais características já levantadas pela ciência, e também a sua formação na estrutura psíquica do indivíduo. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica a partir de livros, artigos e sites especializados no tema, utilizando-se do método qualitativo, para que fossem buscados seus principais critérios de diagnóstico, e também evidências para que fosse possível incluir em alguma das três estruturas clínicas de personalidade definida pela psicanálise. Popularmente conhecida como psicopatia, o Transtorno de Personalidade Antissocial apresenta-se como uma espécie de anomalia no fato do indivíduo sentir compaixão e empatia para com outras pessoas, visando assim sempre a própria satisfação de seus desejos. Em termos psicodinâmicos, o transtorno é equivalente a estrutura clínica da perversão, estabelecida no momento da passagem da criança pelo Complexo de Édipo na fase fálica.

Biografia do Autor

Hugo Flavio Forgerini Santos, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmico do curso de Psicologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil.

Stella Rico Ribeiro, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente e coordenadora do curso de Psicologia do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Josemar Antonio Limberger, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Especialista em Maçonologia: história e filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Psicologia pela UCPEL.

Publicado
2020-06-30
Seção
Ciências Humanas