Perfil epidemiológico de lesões no futsal

análise transversal durante jogos universitários no interior do Mato Grosso

  • Abel Pompeu de Campos Júnior UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Simone Maria Lopes UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Daianne Camargos da Silva UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Juliana Weiler UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Bruno Fernando Cruz Lucchetti UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Jaqueline Santos Silva Lopes UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Futebol de salão. Fisioterapia. Prevenção. Atividade física. Saúde.

Resumo

Os objetivos desse estudo foram caracterizar respostas cardiovasculares e perfil de lesões desportivas em praticantes de futsal durante jogos universitários. 68 participantes, com idades entre 17 e 32 anos. Verificou-se diferença estatisticamente significante entre sexos, nas variáveis: idade (p=0.025), estatura (p=0.0001) e massa corporal (p=0.012). Sobre os dados cardiovasculares (FC e PA), verificaram-se valores: 127,7+11,4 mmhg (PA) e 89,5+5bpm (FC) para mulheres; e 123,3+11,2 mmhg (PA) e 89,8+19,2 bpm (FC). Conclui-se que existem diferenças significantes entre sexos, para variáveis antropométricas, que incluiu idade, peso e altura. Sobre as lesões desportivas, verificou-se maior prevalência em joelho, com lesões do tipo entorse.

Biografia do Autor

Abel Pompeu de Campos Júnior, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Especialista em Docência na Saúde pela Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEnf/UFRGS), em Acupuntura pelo Instituto de Acupuntura e Homeopatia (IBRAHO), em Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (CEDAS), em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR e em MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bacharel em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Simone Maria Lopes, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmica do curso de Fisioterapia do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil.

Daianne Camargos da Silva, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Especialista em Saúde Pública pela UNOPAR. Especialista em Docência do Ensino Superior e Bacharel em Fisioterapia pela UNIVAR.

Juliana Weiler, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Especialista em Gestão Hospitalar e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Fisioterapia pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC).

Bruno Fernando Cruz Lucchetti, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente da UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Doutor em Ciências Fisiológicas pela UEL. Mestre em Patologia Experimental pela UEL. Bacharel em Fisioterapia pela Unoeste.

Jaqueline Santos Silva Lopes, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFMT. Mestra em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Osteopatia e Terapia Manual pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Desportiva pela UNESP e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Fisioterapia pela UNESP. Cuiabá/MT, Brasil.

Publicado
2020-06-30
Seção
Ciências da Saúde