EFEITOS AGUDOS DO LAZER ATIVO E SEDENTÁRIO NA FUNÇÃO EXECUTIVA DE ADOLESCENTES
Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito agudo do lazer ativo e passivo nas funções executivas de adolescentes. Para tanto, participaram do estudo 32 escolares (15 meninos e 17 meninas) com idades entre 16 e 19 anos. Os voluntários realizaram uma sessão de exercícios (lazer ativo), uma sessão de lazer passivo (assistir um curta metragem) e uma sessão controle (sentados em repouso), em ordem aleatorizada, e em seguida realizaram dois testes cognitivos, sendo: Teste de Stroop e Teste de Trilhas. Os dados foram analisados por meio do Teste-T de Student (comparação entre sexo) e ANOVA de Friedman (comparação entre sessões). Os resultados indicaram um maior tempo para completar o Teste de Trilhas após a sessão de exercícios (lazer ativo) quando comparado à sessão controle. Conclui-se que uma sessão de exercícios não promoveu efeitos benéficos nas funções executivas de adolescentes.
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