EFEITOS AGUDOS DO LAZER ATIVO E SEDENTÁRIO NA FUNÇÃO EXECUTIVA DE ADOLESCENTES

Palavras-chave: Cognição, Atividade Física, Escolares

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito agudo do lazer ativo e passivo nas funções executivas de adolescentes. Para tanto, participaram do estudo 32 escolares (15 meninos e 17 meninas) com idades entre 16 e 19 anos. Os voluntários realizaram uma sessão de exercícios (lazer ativo), uma sessão de lazer passivo (assistir um curta metragem) e uma sessão controle (sentados em repouso), em ordem aleatorizada, e em seguida realizaram dois testes cognitivos, sendo: Teste de Stroop e Teste de Trilhas. Os dados foram analisados por meio do Teste-T de Student (comparação entre sexo) e ANOVA de Friedman (comparação entre sessões). Os resultados indicaram um maior tempo para completar o Teste de Trilhas após a sessão de exercícios (lazer ativo) quando comparado à sessão controle. Conclui-se que uma sessão de exercícios não promoveu efeitos benéficos nas funções executivas de adolescentes.

Biografia do Autor

Josué Tadeu Lima de Barros Dias, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestrando em Educação Física

José Fernando Vila Nova de Moraes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física.

Publicado
2024-12-19
Seção
Ciências da Saúde