Avaliação dos efeitos da laserterapia no tratamento de acne vulgar

  • Laissa Schiehl UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Luciana Mendonça Duarte UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Adolescência. Distúrbios psicossociais. Alterações hormonais.

Resumo

A acne é considerada uma doença crônica multifatorial, muito comum, caracterizada por lesões que atingem cerca de 85 a 100% da população em algum período da vida. A mesma desenvolve um conjunto de alterações biológicas no corpo devido à grande liberação de hormônios sobre as glândulas sebáceas nas regiões com maior incidência de folículos pilossebáceos. Esse estudo tem por objetivo avaliar a eficácia do tratamento para acne vulgar através da fotoexposição ao uso da laserterapia com intuito de desenvolver e comprovar que pode ser um método eficiente na prevenção e controle, sem agredir a pele, observando as diferentes ações e comparando os diferentes protocolos. Trata-se de um estudo experimental qualitativo realizado em 19 jovens de 13 a 17 anos na cidade de Barra do Garças – MT. Na terapia faz-se o uso do LED azul e Laser vermelho combinadas e isoladas. A aplicabilidade ocorreu diariamente durante cinco dias, totalizando cinco aplicações por paciente. Neste contexto, tem se evidências científicas que a laserterapia é um possível recurso terapêutico utilizado na estética como opção de tratamento em peles acneicas. Através desta pesquisa o projeto mostrou efetividade diante da redução de casos de acne de grau II para o grau I. Observa-se uma melhora significativa no aspecto cutâneo através da redução do eritema, do clareamento de manchas, da diminuição de pápulas e pústulas através do controle da Propionibacterium acnes e redução do excesso de oleosidade contribuindo para a melhora do aspecto cutâneo e bem-estar dos pacientes.

Biografia do Autor

Laissa Schiehl, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil.

Luciana Mendonça Duarte, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Saúde pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Dermatofuncional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Fisioterapia pelo UNIVAR.

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências Multidisciplinares