ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O MÉTODO BIKE FIT E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERFORMANCE DE PRATICANTES DE CICLISMO

Palavras-chave: Produção do conhecimento, Tecnologias, Rendimento, Esportes de aventura

Resumo

Nos últimos anos, muitos ciclistas passaram a empregar novas tecnologias em suas bikes, como a utilização técnica denominada de Bike Fit. Se objetivou neste estudo analisar a produção científica sobre a temática do Bike Fit associada ao ciclismo por meio do emprego da Revisão Sistemática da Literatura. A investigação ocorreu nas plataformas: SciELO, Google Acadêmico, Revista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, BDTD, Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. Constatou-se que muitos ciclistas possuem a bike desajustada, condição que implica tanto no desempenho como na saúde desses sujeitos. Identificou-se uma correlação entre a melhoria do condicionamento cardiovascular e a incidência de dores e lesões musculares. Como considerações finais, sustenta-se o argumento de que, pelo fato de o ciclismo não ser considerado ainda uma modalidade popular, observa-se uma lacuna a ser preenchida na literatura sobre a temática de técnicas e ajustes de bicicletas, sobretudo associada ao Bike Fit.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Universidad de Salamanca

É Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Limoeiro do Norte-CE. Possui Especialização lato senso em Psicomotricidade pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (IESF) e licenciatura em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (UNIFAMETRO), 2016. Atualmente é professor assistente do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIJAGUARIBE, membro do Grupo de Estudos e pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE), do Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS/FVJ) e do Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural (GSIAIEI).

Antonio Jansen Fernandes da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007), especialista em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste (2009) e Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual do Ceará (2012). mestre em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia LEFEM/UFRN Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na Educação Física Escolar.

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF/IFCE. Linhas de estudo: Metodologias de Ensino da Educação Física Escolar; Educação Física escolar e Formação de Professores de Educação Física escolar; Educação Física no Ensino Médio; Produção de Material Didático na Educação Física; Organização Curricular na Educação Física.

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal de Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É Editora da revista Antígona (2763-9533), criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Publicado
2024-12-11
Seção
Ciências Multidisciplinares