Identificação dos principais procedimentos estéticos utilizados no tratamento de efélides

  • Isadora Silva UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Suiani Priscila Roewer UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Karina Luzia Andrade UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Hipercromia. Imagem pessoal. Insatisfação estética. Sardas.

Resumo

A efélides é uma desordem pigmentar que acomete a pele, causando manchas de cor castanha devido ao aumento da melanina, podendo acarretar em problemas de auto-estima. Esse trabalho objetivou identificar os principais procedimentos estéticos utilizados no tratamento de efélides e avaliar o nível de satisfação estética das pessoas que convivem com esta hipercromia. Observou-se prevalência da efélides entre mulheres com presença há mais de 5 anos. A maioria dos entrevistados não procuraram tratamento pois não viam a efélides como um problema estético e aqueles que procuraram, relataram a escassez de procedimentos que porporcionasse resultados satisfatórios.

Biografia do Autor

Isadora Silva, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil.

Suiani Priscila Roewer, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestranda em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Docência no Ensino Superior e Análises Clínicas com Ênfase em Microbiologia pelo UNIVAR. Bacharel em Farmácia Generalista pelo UNIVAR.

Karina Luzia Andrade, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestra em Ciência de Materiais pela UFMT. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Engenharia de Alimentos pela UFMT.

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências Multidisciplinares