Influência de diferentes adubos orgânicos em solo cultivado com Brachiaria brizantha

  • Paulo Ricardo Figueiredo Mendonça UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Josilene da Silva Trindade UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Marcelo Barcelo Gomes UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Análise de solo. Forrageira. Fertilidade. Matéria orgânica. pH.

Resumo

adubação orgânica tem um trabalho fundamental em manter ou aumentar a quantidade de nutriente do solo, teve como objetivo, avaliar a influência de diferentes adubos orgânicos em solo cultivado com Brachiaria brizantha. O experimento foi conduzido no campo experimental das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, em Barra do Garças-MT, realizado em delineamento em blocos casualizados, com quatro tratamentos e quatro repetições, em esquema fatorial 2x2, sendo 2 fontes de adubo orgânico cama de frango (CF) e esterco bovino (EB). No final do experimento foram realizadas as análises químicas e físicas do solo de cada nível de adubação. Quando comparado o pH (H2O) entre as adubações, a CF apresentou pH de 6,25 as parcelas sem adubação e adubando com EB + CF e EB não teve alteração significativo (P>0,05). Os adubos orgânicos nos proporcionaram as condições de manutenção, mostrando o seu potencial de resposta da forrageira e a sua capacidade de extração dos nutrientes do solo e trazendo mais lucratividade.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Figueiredo Mendonça, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmico do curso de Zootecnia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil.

Josilene da Silva Trindade, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestra em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Zootecnia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Marcelo Barcelo Gomes, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente e coordenador do curso de Agronomia do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Doutorando em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Agronomia pela UFG. Bacharel em Engenharia Agronômica pela UFG.

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências Agrárias