A IMPORTÂNCIA DOS CIRCUITOS DE PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Psicomotricidade, Circuito motor, Educação Infantil, infância.

Resumo

O artigo explora a abordagem lúdica como metodologia para a implementação do circuito motor temático, destacando os benefícios de uma aprendizagem ativa e divertida para os pequenos, tendo em vista que o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil é um aspecto fundamental para a formação de indivíduos saudáveis, criativos e autônomos desde a mais tenra infância. Nesse contexto, o tema “Circuito Motor temático” desponta como uma estratégia pedagógica eficiente para promover o desenvolvimento global dos alunos e firmar uma parceria consolidada com educadores físicos. Especialmente na primeira infância, período crucial para a construção de bases sólidas, o circuito motor temático oferece oportunidades únicas para estimular o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, preparando-as para os desafios e aprendizados que enfrentarão ao longo de sua jornada educacional. Ao incentivar a exploração corporal, estimulando a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a socialização, o circuito motor torna-se uma ferramenta valiosa para potencializar o desenvolvimento das crianças nesta fase inicial de aprendizagem.

Biografia do Autor

Laira Bregolato , CMEI Dom Geraldo

Laira Bregolato Lisboa Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, em Educação Infantil e em Docência do Ensino Superior. Educadora a vinte e dois anos, sendo vinte destes, em Educação Infantil. Foi coordenadora na rede municipal nos anos de 2017 e 2018. Lecionou, de 2016 a 2019, no ensino superior do Centro Universitário do Vale do Araguaia_ UNIVAR. Atualmente, trabalha na rede municipal e particular de ensino. Compõe, desde 2022, o quadro de formadores de Educação Infantil, do programa Alfabetiza MT. E-mail: lairabregolatolisboa@gmail.com.br.

Cristina Alves Moreira, Centro Universitário Vale do Aragiuaia - UNIVAR

Mestranda pela Universidad de la Empresa (UDE - URG) em Educação; possui Especialização em Docência Multidisciplinar na Educação Infantil e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIVAR (2000) onde atualmente ocupa o cargo de professora do curso de Pedagogia. É Assessora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Barra do Garças desde 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Gestão Escolar. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e ainda compõem a Comissão de Transporte Escolar como representante dos professores municipais, desde de 2020. 

Publicado
2024-04-30
Seção
Ciências Humanas