A NATUREZA COMO SALA DE AULA

As práticas corporais de aventura como possibilidade de conteúdo da educação física em escolas ribeirinhas

  • Helano de Jesus Corrêa
  • Renata Moraes Fernandes
  • Gileno Edu Lameira de Melo Universidade do Estado do Pará
  • Rosângela Lima da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Smayk Barbosa Sousa Universidade do Estado do Pará
  • José Robertto Zaffalon Júnior Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave: Escola, Práticas de Aventura, Comunidade Ribeirinha

Resumo

A educação física escolar é o componente curricular responsável por proporcionar vivências e conhecimentos da cultura corporal do movimento, e dentre tantos conhecimentos, as práticas corporais de aventura são atividades que nos últimos anos vem se destacando tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. Desse modo, o objetivo principal desta pesquisa de campo foi discutir a possibilidade de utilização das práticas corporais de aventura como conteúdo da educação física escolar em uma escola ribeirinha no município de Gurupá-Pa. Os resultados mostraram que a utilização dos ambientes naturais além de poder proporcionar novas vivências, também pode ser capaz de enaltecer as habilidades e os costumes dos povos ribeirinhos. Entretanto essas atividades necessitam de mais investigações para viabilizar sua prática.

Publicado
2024-11-28
Seção
Ciências Multidisciplinares