CONTRIBUIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Cinthia Maiara Corrêa Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Linara Zancanela da Cunha
Palavras-chave: Educação, Fatalismo, Situação limite, Inédito viável

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência vivenciado em duas disciplinas no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumenau-SC, através de diálogos e leituras em Paulo Freire, reverberando em reflexões sobre as nossas respectivas práticas docentes nas redes públicas de Educação Infantil da região do Médio Vale do Itajaí-SC. O objetivo é compreender, na própria prática docente, a consciência fatalista para refletir sobre as situações-limites em busca de inéditos-viáveis por meio da Educação. Ao fazer  leitura do mundo fatalista, entende-se a consciência da sua condição existencial. Já o inédito viável é uma categoria utilizada por Paulo Freire para transcender as situações-limites, representa uma ação já desejada, porém não viabilizada. De caráter qualitativo e descritivo, este relato busca entender a consciência fatalista através dos autores: Paulo Freire e Karl Jaspers, para refletir sobre a educação e a nossa prática docente em busca de inéditos viáveis.

 

Palavras-chave: Educação; fatalismo; situação-limite; inédito viavél.

Publicado
2024-06-25
Seção
Ciências Multidisciplinares