CAPITAL HUMANO A SERVIÇO DE EMPRESAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NA PERSPECTIVA DE CRISTIAN LAVAL

Palavras-chave: Educação. Processos educativos. Mercantilização

Resumo

A valorização da escola e da universidade é de fundamental importância nos dias atuais. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender como o capital humano veio historicamente se modificando devido às relações sociais, políticas, econômicas e culturais, principalmente com o capitalismo. Para tanto, nos valemos das contribuições de Christian Laval e de autores(as) que abordam essa perspectiva. As transformações recorrentes na educação, principalmente nos sistemas de ensino a serviço do capital, nos levam a refletir sobre como o conhecimento pode ser mercantilizado e como novos desenhos institucionais se consolidam e se modificam para atender a interesses em favor dos lucros.

Biografia do Autor

Sônia Maria Zanezi Peres, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa em Estado, Políticas e Instituições Educacionais (2021). É Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2020), possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Gestão Escolar (2017) e Graduação em Pedagogia (2015) e História (2020). É autora do livro "Gestão democrática escolar: fundamentos, princípios e experiências" e uma das organizadoras dos livros "Saberes históricos e práticas culturais"; "Educação: desafios e perspectivas"; "Educação: entre saberes e práticas pedagógicas" e "Jogos e brincadeiras na educação infantil: saberes para vida"

Lucia Helena Rincón Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Possui graduação (1974) e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2002). Professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Integrante do PPGE/PUC Goiás, na linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ, Políticas Educacionais e Gestão Escolar (Site: htpp://gppege.org.br) e da Rede de Pesquisa registrada na FAPEG, Estado, Instituições e Políticas Educacionais. Desenvolve o projeto ESTAR NO MUNDO COMO TRABALHADOR/A, MULHER, PROFESSORA: CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA E REALIZAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, E NOS CURSOS DE LICENCIATURA NA PUC GOIÁS, EM TEMPOS DE PRODUÇÃO FLEXÍVEL. Tem experiência na área de História, com ênfase em Direitos da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, mulher, gênero, história das mulheres, políticas públicas e formação de professores. Foi membro da Comissão da Verdade da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino/CONTEE, e Membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher até 2017, representando a União Brasileira de Mulheres. Atualmente é Delegada Sindical do SINPRO na PUC Goiás e participa da comissão de Comunicação da Associação dos Professores da Universidade católica de Goiás. É Diretora do Centro Popular da Mulher/UBM-Goiás, do Fórum Nacional de Mulheres do PCdoB e de sua coordenação. É membro do Comitê Central do PCdoB, eleita em 2021.

Gleison Peralta Peres, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

É Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa de movimentos sociais, políticas e educação popular e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2019), possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009) e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019), concluiu quatro cursos de especialização; Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior - Faveni (2023), Gestão Escolar - UFMT (2016), Metodologia do Ensino de História e Geografia - Uninter (2012), Gestão Ambiental - FAP (2011) . Atualmente é professor efetivo na Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso desde 2011. Possui experiência na área de gestão escolar ocupando os cargos de diretor e coordenador pedagógico. É autor de vários artigos publicados em revistas científicas, eventos e capítulos de livro que abordam a área da história e educação e na condição de autor publicou a obra "História em Goiás: trajetória do curso de mestrado em história da PUC Goiás" em 2020, além de organizador de diversas coletâneas de artigos científicos.

Publicado
2024-12-16
Seção
Ciências Humanas