Evolução do conhecimento materno sobre o Transtorno do Espectro Autista em diferentes fases do diagnóstico
Resumo
Este estudo visa analisar a percepção das mães de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre seu conhecimento do transtorno em diferentes fases, abrangendo os estágios pré-diagnóstico, durante a avaliação diagnóstica e pós-diagnóstico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze mães de pessoas com TEA, que dependem exclusivamente de serviços de saúde pública para diagnóstico e tratamento em Natal/RN, sob aprovação do comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (número 6.466.061). Observou-se que, antes do diagnóstico, as mães não tinham clareza sobre o que seria o TEA. Já durante a avaliação, houve busca por informações e a presença de sentimentos de tristeza, ansiedade e luto. Após o diagnóstico, notaram-se mudanças significativas nas concepções sobre o transtorno e a parentalidade. Conclui-se que o contato direto com o TEA contribuiu para uma melhor compreensão e conhecimento do diagnóstico.
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