Evolução do conhecimento materno sobre o Transtorno do Espectro Autista em diferentes fases do diagnóstico

Palavras-chave: Transtornos do neurodesenvolvimento, Procedimento diagnóstico, Comportamento materno, Experiência de vida

Resumo

Este estudo visa analisar a percepção das mães de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre seu conhecimento do transtorno em diferentes fases, abrangendo os estágios pré-diagnóstico, durante a avaliação diagnóstica e pós-diagnóstico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze mães de pessoas com TEA, que dependem exclusivamente de serviços de saúde pública para diagnóstico e tratamento em Natal/RN, sob aprovação do comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (número 6.466.061). Observou-se que, antes do diagnóstico, as mães não tinham clareza sobre o que seria o TEA. Já durante a avaliação, houve busca por informações e a presença de sentimentos de tristeza, ansiedade e luto. Após o diagnóstico, notaram-se mudanças significativas nas concepções sobre o transtorno e a parentalidade. Conclui-se que o contato direto com o TEA contribuiu para uma melhor compreensão e conhecimento do diagnóstico.

Biografia do Autor

Miguel Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Psicologia pela UNINASSAU, Especialista em Psicologia da Educação, Análise do Comportamento e Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Danilo de Freitas Araújo, UNINASSAU

Graduado em Psicologia pela Faculdade Natalense, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor no departamento de Psicologia da UNINASSAU

Renata Figueiredo Anomal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora adjunta do departamento de morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Italo Clayton Matias de Melo, Faculdade Cruzeiro do Sul

Graduado em Ciências Biológicas pela UNIFACEX, Especializando em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Graduando em Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul

Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora adjunta no departamento de Saúde Coletiva da UFRN

Publicado
2024-12-14
Seção
Ciências da Saúde