IMPACTO DO ESTRESSE E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE NO SUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
IMPACTO DO ESTRESSE E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE NO SUCESSO ACADÊMICO
Resumo
O objetivo do estudo foi comparar o sucesso acadêmico dos estudantes do ensino superior brasileiro de acordo com o nível de estresse e do tempo de permanência na universidade. Realizou-se um estudo transversal com 324 universitários da região noroeste do estado do Ceará, Brasil. As informações foram mensuradas via questionário ISAQ-A. O Índice de Rendimento Acadêmico dos estudantes, variável dependente, foi comparado com o tempo de exposição à universidade e o nível de estresse, variáveis independentes. Os resultados evidenciaram diferenças significativas relativamente ao rendimento acadêmico quando comparámos alunos com diferentes níveis de estresse e de tempo de permanência na universidade. Os estudantes com índices mais baixos de estresse e mais tempo na instituição apresentaram rendimentos acadêmicos significativamente superiores. É necessário procurar alternativas para que o estresse não interfira negativamente no rendimento acadêmico dos estudantes.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.