IMPACTO DO ESTRESSE E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE NO SUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

IMPACTO DO ESTRESSE E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE NO SUCESSO ACADÊMICO

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Sucesso Acadêmico

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar o sucesso acadêmico dos estudantes do ensino superior brasileiro de acordo com o nível de estresse e do tempo de permanência na universidade. Realizou-se um estudo transversal com 324 universitários da região noroeste do estado do Ceará, Brasil. As informações foram mensuradas via questionário ISAQ-A. O Índice de Rendimento Acadêmico dos estudantes, variável dependente, foi comparado com o tempo de exposição à universidade e o nível de estresse, variáveis independentes. Os resultados evidenciaram diferenças significativas relativamente ao rendimento acadêmico quando comparámos alunos com diferentes níveis de estresse e de tempo de permanência na universidade. Os estudantes com índices mais baixos de estresse e mais tempo na instituição apresentaram rendimentos acadêmicos significativamente superiores. É necessário procurar alternativas para que o estresse não interfira negativamente no rendimento acadêmico dos estudantes.

Biografia do Autor

Michelle Ponte, Centro Universitário INTA, Ceará, Brasil.

Centro Universitário INTA, Ceará, Brasil. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. E-mail: micc2005@hotmail.com; https://orcid.org/0000-0002-1817-2746

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/Bahia, Brasil.

Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/Bahia, Brasil. Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: tfsousa_thiago@yahoo.com.br; https://orcid.org/0000-0002-9846-9661

Maria Isabel Mourão-Carvalhal, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Portugal. Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. E-mail: mimc@utad.pt; https://orcid.org/0000-0002-9205-3294

Sandra Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Doutora em Ciências da Saúde pela Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. E-mail: sfonseca@utad.pt; https://orcid.org/0000-0001-9468-7269

Publicado
2024-11-12
Seção
Ciências da Saúde