A importância do enfermeiro (a) frente à Estratégia da Saúde Família

a visão da equipe multidisciplinar

  • Joelma Lima Martins
  • Carla Roberta Silva Souza Antônio UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Enfermeiro. Família. Saúde. Atenção.

Resumo

O presente trabalho visa mostrar que a enfermagem não se restringe somente no ambiente hospital, sendo somente cuidador. É uma profissão que vai além, abrindo vários leques. Nos dias atuais a enfermagem vem crescendo e ocupando vários setores. Sendo o profissional, gestor, auditor ou gerenciador de determinado setor. Um dos grandes crescimentos da enfermagem vem na Estratégia da Saúde da Família (ESF). Neste trabalho se pode observar a importância do enfermeiro na ESF, pois o compromisso vai além da equipe, mas também com a população assistida e os possíveis usuários que procuraram a unidade ou não esteja na área descrita. Outro fator relevante é a capacidade de conhecimento técnico científico para exercer a profissão. Tendo ele que buscar sempre uma educação continuada, se capacitando e capacitando sua equipe. Mesmo o enfermeiro sendo uma peça chave para o funcionamento da unidade, ela não trabalha isoladamente na instituição, mas sim com uma equipe multidisciplinar, buscando sempre harmonia e entendimento nas atribuições, procurando satisfazer e sanar as necessidades da população assistida pela equipe.

Biografia do Autor

Joelma Lima Martins

Enfermeira. Barra do Garças/MT, Brasil. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Cathedral (UniCathedral). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR).

Carla Roberta Silva Souza Antônio, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR e enfermeira na Prefeitura Municipal de Barra do Garças. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestra em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em UTI pela Fundação Educacional de Goiás (FACLIONS) e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde (UniRV).

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências da Saúde