OS BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Gabriel Marcos Sur Franco
  • Taináh Mayara Schmitt
  • Leonardo Santos Macedo
  • Márcio Verli UFMT
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto
  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Vídeo Game; Jogos Eletrônicos; Gameficação; Tecnologia e Educação.

Resumo

Existe uma necessidade crescente de se investigar a proposta de utilização dos jogos eletrônicos dentro das escolas, buscando observar os impactos e a influência do uso de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, visando observar se essa ferramenta é positiva ou negativa no processo de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente estudo buscou fazer uma análise bibliográfica relacionada ao uso de jogos eletrônicos como meio interativo para os alunos, abordando a Educação Física Escolar e suas possibilidades de envolver a interdisciplinaridade, configurando-se como instrumento para conhecer, pensar, desenvolver ideias e divertir. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. A literatura sugere que existe benefício do uso de meios tecnológicos como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Educação Física, sendo os jogos eletrônicos um recurso didático eficiente, podendo gerar ensino-aprendizagem de qualidade nas aulas de Educação Física, além de apresentar a possibilidade de ser ampliado a projetos interdisciplinares, abordando uma ampla gama de atuação e eficácia nas unidades escolares, contribuindo dessa forma em fatores primordiais como índices de frequência, abandono escolar e índices de aprovação.

Publicado
2024-11-12
Seção
Ciências da Saúde