OS BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Existe uma necessidade crescente de se investigar a proposta de utilização dos jogos eletrônicos dentro das escolas, buscando observar os impactos e a influência do uso de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, visando observar se essa ferramenta é positiva ou negativa no processo de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente estudo buscou fazer uma análise bibliográfica relacionada ao uso de jogos eletrônicos como meio interativo para os alunos, abordando a Educação Física Escolar e suas possibilidades de envolver a interdisciplinaridade, configurando-se como instrumento para conhecer, pensar, desenvolver ideias e divertir. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. A literatura sugere que existe benefício do uso de meios tecnológicos como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Educação Física, sendo os jogos eletrônicos um recurso didático eficiente, podendo gerar ensino-aprendizagem de qualidade nas aulas de Educação Física, além de apresentar a possibilidade de ser ampliado a projetos interdisciplinares, abordando uma ampla gama de atuação e eficácia nas unidades escolares, contribuindo dessa forma em fatores primordiais como índices de frequência, abandono escolar e índices de aprovação.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.