Percepção da população do município de Barra do Garças-MT em relação a atuação profissional do fisioterapeuta

  • Jheiny Santos Chagas UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Abel Pompeu de Campos Júnior UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Érika Maria Neif Machado UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Análise de conhecimento. Orientação. Divulgação. Profissional da fisioterapia.

Resumo

Esta pesquisa teve como finalidade avaliar o conhecimento de populares do município de Barra do Garças-MT, a respeito do campo de trabalho do Fisioterapeuta, afim de obter o reconhecimento devido destes profissionais, instruir a população sobre as áreas de atuação e seus benefícios. A mesma foi realizada através da aplicação de um questionário composto por sete questões objetivas em maio e junho de 2017 e levantamento de dados nas bases LILACS e SciELO. Foram entrevistadas 50 pessoas, sendo 30 pertencentes ao sexo feminino e 20 do sexo masculino, onde a área com maior destaque foi à ortopedia, estando esta relacionada com a reabilitação. Entretanto, foi notado em nossa pesquisa que a maior parte dos populares do município de Barra do Garças-MT ainda são leigos quando abordados sobre a fisioterapia. Desta forma, cabe aos acadêmicos e fisioterapeutas, buscar por estratégias de divulgação da profissão.

Biografia do Autor

Jheiny Santos Chagas, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil.

Abel Pompeu de Campos Júnior, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente da UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Especialista em Docência na Saúde pela Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEnf/UFRGS), em Acupuntura pelo Instituto de Acupuntura e Homeopatia (IBRAHO), em Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (CEDAS), em Docência no Ensino Superior pela UNIVAR e em MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bacharel em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Érika Maria Neif Machado, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Doutora e Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências da Saúde