EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: HERANÇA DO PASSADO COLONIAL E REFLEXÕES ATUAIS
Resumo
Neste estudo, discorreremos acerca das concepções coloniais impregnados no processo educacional das comunidades amazônidas, desenvolvido a partir da ótica eurocêntrica, configurando-se em um processo de dominação territorial e restauração de valores, pensamentos, e saberes, em detrimento das dinâmicas sócio-culturais de indígenas, quilombolas e ribeirinhos da região. O objetivo deste trabalho é discutir a influência do processo de colonização no contexto da educação na Amazônia. A metodologia dispões de revisão sistemática, incluindo a larga vivência dos autores no contexto educacional de escolas indígenas e quilombolas da Amazônia brasileira, especificamente nos estados do Amazonas e do Pará. Concluiu-se que os processos de colonização não cessaram após XIX, visto que, a educação caminha à serviço dos interesses colonizadores, entre as fragilidades, destacam-se à persistência de um currículo, que mantém práticas de educação avessas ao contexto amazônico, privilegiando sociedades hegemônicas, sucedendo em marginalização das ensinanças ancestrais, reproduzindo desigualdades sociais e sobreposição aos saberes afro-indígenas.
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