Uso da Ritalina para o melhoramento acadêmico nos cursos de Enfermagem e Farmácia

  • Amanda Parreira Conceição UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Bibiane Queiroz Freitas UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Pablo Henrique Delmondes UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Mauro Afonso da Silva Borges UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Metilfenidato. TDAH. Transtorno da falta de atenção com hiperatividade. Automedicação.

Resumo

Metilfenidato, conhecido popularmente por Ritalina, é um fármaco estimulante do sistema nervoso central. O objetivo desse estudo foi determinar a utilização de medicamentos psicoestimulantes, sem prescrição médica, por estudantes dos cursos na área da saúde. Foram feitos 40 questionários com questões fechadas nos 4°anos de enfermagem e farmácia com intuito de analisar a utilização da ritalina, se houve eficácia ou houve efeito adverso e fez a utilização por um tempo adequado. Os resultados deste estudo mostram a utilização por acadêmicos tanto no gênero feminino e masculino que resultou em 12,50% usuários e 87,50% que não fizeram o uso da droga. Este estudo teve como intuito avaliar o consumo de estimulantes cerebrais, em relação a utilização e conhecimento dos medicamentos, sobretudo a automedicação. Embora não representam a maioria dos estudantes é um ponto de partida para futuros estudos, analisando a forma com que esses acadêmicos adquirem essas substâncias ou mesmo a pretensão futura de uso.

Biografia do Autor

Amanda Parreira Conceição, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmica do curso de Farmácia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil.

Bibiane Queiroz Freitas, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Farmácia pela UFMT.

Pablo Henrique Delmondes, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Ciências de Materiais pela UFMT. Bacharel em Farmácia pelo UNIVAR.

Mauro Afonso da Silva Borges, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela UFMT. Especialista em Saúde Coletiva e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Licenciado em Biologia pela UFMT.

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências da Saúde