DESENVOLVIMENTO MOTOR E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DOS TESTES DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Atividade física, Desenvolvimento motor, Ensino fundamental, Testes de desenvolvimento motor

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisa essa importância em alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública utilizando os testes CAMSA, KTK e TGMD-2. A metodologia adotada uma pesquisa-ação descritiva e exploratória. Assim obteve resultavos quanto ao desenvolvimento motor é crucial desde a infância e especialmente relevante no Ensino de Educação Física para crianças de 7 a 10 anos. . As crianças, em sua maioria, demonstraram desempenho abaixo da média no KTK, indicando um nível motor inferior. O TGMD-2 também revelou a maioria das crianças com desempenho muito pobre, refletindo resultados semelhantes no CAMSA e KTK. Além disso, o grupo controle mostrou um declínio no final do estudo. Isso ressalta a importância de programas de atividade física para melhorar o desenvolvimento motor. Em resumo, os resultados evidenciam consistentemente um desempenho motor abaixo da média nas crianças avaliadas, destacando a necessidade de intervenções para promover um desenvolvimento motor saudável.

Biografia do Autor

Julio Kippert Motinho, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Odirley Rigoti, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pós graduado em Ciências Pedagógicas do Esporte, Gestão Públicas de Cidades e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIOVALE DO CRICARÉ - SAO MATEUS no curso de Graduação em Licenciatura/Bacharel da Educação Física, Bacharel em Fisioterapia, Pedagogia e História.. Coordenador do CEP - Comitê de Ética e pesquisa desta instituição. Atuou como coordenador dos Projetos Sociais, PAIES - Programa de Ações Integradas Esportivas da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e CEPAF - Centro de Promoção de Atividade Física da Secretaria Municipal de Saúde. Atuou como Subsecretário Municipal de Lazer e Juventude de 2013 a 2015 e Secretário Municipal de Lazer e Juventude em 2016. Professor Mestre Efetiuvo Na Prefeitura de São Mateus, atualmente trabalhando na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de São Mateus ES. Conselheiro e Membro da diretoria (1 Secretário) do Conselho Regional De Educação Física - CREF 22 ES. 

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15..

Publicado
2024-12-03
Seção
Ciências da Saúde