O AUTISMO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA INCLUSIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Resumo
Este estudo objetiva estabelecer uma análise sobre os desafios enfrentados na prática inclusiva, destacando os marcos legais da educação inclusiva no âmbito escolar e os percalços enfrentados ao longo das décadas no processo de aprendizagem do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Utilizou-se da metodologia da abordagem da pesquisa bibliográfica, teórica e sistemática e método dedutivo considerando as contribuições de autores como: Alonso (2013); Camargo e Bosa (2014); Pacheco (2007); Stainback e Stainback (1999); Conte e Habowski (2021); Costa et al (2021); Schmidt et al (2016); Weizenmann et al (2020), dentre outros, que fizeram as ponderações necessárias sobre os vários fatores da inclusão que podem contribuir no diagnóstico precoce para elaboração de estratégias de desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Conclui-se que a análise estabelecida abriu um intenso debate sobre um tema atual e necessário que é a inclusão e que a problemática de se fazer cumprir as Diretrizes de atenção e reabilitação do TEA, o que exige cada vez mais uma parceria entre escola, responsáveis e profissionais da área para a busca de estratégias viáveis dentro do ambiente escolar.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.