O AUTISMO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA INCLUSIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

  • Karla Daniela de Almeida Melo Rede Municipal de Educação de Aragarças/GO
  • Florisbela Souza Alves Castro
  • Wilma Matias da Silva Santos
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Inclusão. Desafios. Escola.

Resumo

Este estudo objetiva estabelecer uma análise sobre os desafios enfrentados na prática inclusiva, destacando os marcos legais da educação inclusiva no âmbito escolar e os percalços enfrentados ao longo das décadas no processo de aprendizagem do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Utilizou-se da metodologia da abordagem da pesquisa bibliográfica, teórica e sistemática e método dedutivo considerando as contribuições de autores como: Alonso (2013); Camargo e Bosa (2014); Pacheco (2007); Stainback e Stainback (1999); Conte e Habowski (2021); Costa et al (2021); Schmidt et al (2016); Weizenmann et al (2020), dentre outros, que fizeram as ponderações necessárias sobre os vários fatores da inclusão que podem contribuir no diagnóstico precoce para elaboração de estratégias de desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Conclui-se que a análise estabelecida abriu um intenso debate sobre um tema atual e necessário que é a inclusão e que a problemática de se fazer cumprir as Diretrizes de atenção e reabilitação do TEA, o que exige cada vez mais uma parceria entre escola, responsáveis e profissionais da área para a busca de estratégias viáveis dentro do ambiente escolar.

Publicado
2024-11-23
Seção
Ciências Humanas