DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavras-chave: Educação, Ensino Superior, Professor-tutor

Resumo

Propõe-se, neste artigo, uma reflexão sobre a mediação da aprendizagem na educação a distância, com foco nos professores e tutores na condução desse processo. O texto é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo apontar alguns elementos teórico-conceituais que contribuem para o aperfeiçoamento do ensino superior a distância. Vislumbra-se que este estudo possa colaborar para a reflexão e análise da educação pública a distância brasileira

Biografia do Autor

Gleison Peralta Peres, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa de movimentos sociais, políticas e educação popular e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2019), possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009) e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019), concluiu cinco cursos de especialização; Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais - Focus (2024); Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior - Faveni (2023), Gestão Escolar - UFMT (2016), Metodologia do Ensino de História e Geografia - Uninter (2012), Gestão Ambiental - FAP (2011). Atualmente é professor efetivo na Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso desde 2011. Possui experiência na área de gestão escolar ocupando os cargos de diretor e coordenador pedagógico. É autor de vários artigos publicados em revistas científicas, eventos e capítulos de livro que abordam a área da história e educação e na condição de autor publicou a obra "História em Goiás: trajetória do curso de mestrado em história da PUC Goiás" em 2020, além de organizador de diversas coletâneas de artigos científicos

Sônia Maria Zanezi Peres, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa em Estado, Políticas e Instituições Educacionais (2021). É Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2020), possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Gestão Escolar (2017) e Graduação em Pedagogia (2015) e História (2020). É autora do livro "Gestão democrática escolar: fundamentos, princípios e experiências" e uma das organizadoras dos livros "Saberes históricos e práticas culturais"; "Educação: desafios e perspectivas"; "Educação: entre saberes e práticas pedagógicas" e "Jogos e brincadeiras na educação infantil: saberes para vida"

Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Concluiu pós-doutorado em Literatura Comparada pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, em 2017 e pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense RJ, em 2012. Doutorado em História pela Universidade de São Paulo/USP, em 2000 e graduação e mestrado em História pela UFG, em 1984 e 1990. É professora Titular na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde exerce docência e orientação na Graduação e no Mestrado em História.Tem experiência de pesquisas e publicações com destaque para os campos de estudos: Brasil Império e República; História e Literatura; Estudos feministas e gênero. Desde 2006 é Avaliadora Institucional e de Curso de Graduação do INEP/ MEC. A partir de 2017 é pesquisadora externa do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones CREPAL- Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 , França.

Publicado
2024-12-16
Seção
Ciências Multidisciplinares