ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EMI E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Instituições de ensino têm aumentado os esforços de internacionalização para atender às exigências do mercado global, aprimorar o desenvolvimento de pesquisas e aumentar o reconhecimento da instituição. Uma das ações em ascensão consiste no English Medium Instruction (EMI) que envolve o ensino de disciplinas ministradas em inglês em locais onde a língua oficial não é a inglesa. Um dos obstáculos para a sua implementação é o nível de proficiência dos atores, o que aponta para a necessidade de investigações sobre EMI e ensino da língua aos alunos e professores. Esta análise bibliométrica investigou a relação entre o EMI, a internacionalização e o ensino de inglês no contexto acadêmico. Os resultados demonstram crescimento de pesquisas a partir de 2016, concentração de publicações na Ásia e Europa, predominantemente na China e na Espanha e pesquisas colaborativas centralizada entre países desses mesmos continentes. O Brasil não foi identificado nos resultados da análise bibliométrica.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.