ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EMI E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

  • João Marcos Monteiro Bello da Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Eliana Kobayashi Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: English-medium instruction, EMI, internationalization, English language

Resumo

Instituições de ensino têm aumentado os esforços de internacionalização para atender às exigências do mercado global, aprimorar o desenvolvimento de pesquisas e aumentar o reconhecimento da instituição. Uma das ações em ascensão consiste no English Medium Instruction (EMI) que envolve o ensino de disciplinas ministradas em inglês em locais onde a língua oficial não é a inglesa. Um dos obstáculos para a sua implementação é o nível de proficiência dos atores, o que aponta para a necessidade de investigações sobre EMI e ensino da língua aos alunos e professores. Esta análise bibliométrica investigou a relação entre o EMI, a internacionalização e o ensino de inglês no contexto acadêmico. Os resultados demonstram crescimento de pesquisas a partir de 2016, concentração de publicações na Ásia e Europa, predominantemente na China e na Espanha e pesquisas colaborativas centralizada entre países desses mesmos continentes. O Brasil não foi identificado nos resultados da análise bibliométrica.

Publicado
2024-12-19
Seção
Ciências Humanas