Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização

  • Cristina Alves Moreira UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Leitura. Escrita.

Resumo

A presente pesquisa, essencialmente bibliográfica, teve como objetivo, discutir acerca da avaliação da aprendizagem preconizada por pesquisadores, bem como pelas orientações legais do Ministério da Educação. Desse modo, o percurso metodológico constou de uma revisão bibliográfica com ênfase nos processos de avaliação no ciclo de alfabetização. Para tanto, foram revisados livros, artigos científicos sobre o assunto e obras dos autores: Hoffmann (1995), Luckesi (2008), Perrenoud (2004), Sordi (2001), dentre outros. Ao se eleger como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem o trabalho incluiu estudos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases (1996); BNCC – Base Nacional Curricular Comum (2017); o PNE – Plano Nacional de Educação (2014-2024), DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, bem como os documentos curriculares do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, os quais serviram de bases legais para a realização da pesquisa. A escolha pelo tema foi motivada, considerando a necessidade de aprofundar estudos acerca do assunto ora proposto. Os resultados sinalizaram que avaliar é muito mais que lançar mão de técnicas avaliativas, uma vez que o processo que se constrói no cotidiano docente exige a superação de velhos paradigmas que não contribuem para o desenvolvimento do aluno na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Cristina Alves Moreira, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente no Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil. Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa (UDE), Uruguai. Especialista em Docência Multidisciplinar na Educação Infantil pela Faculdades Cathedral (CATHEDRAL). Licenciada em Pedagogia pelo UNIVAR.

Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR e em Didática pela Faculdade de Educação de Urubupungá (FACUR). Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (FFCCLJ).

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências Humanas