Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização
Resumo
A presente pesquisa, essencialmente bibliográfica, teve como objetivo, discutir acerca da avaliação da aprendizagem preconizada por pesquisadores, bem como pelas orientações legais do Ministério da Educação. Desse modo, o percurso metodológico constou de uma revisão bibliográfica com ênfase nos processos de avaliação no ciclo de alfabetização. Para tanto, foram revisados livros, artigos científicos sobre o assunto e obras dos autores: Hoffmann (1995), Luckesi (2008), Perrenoud (2004), Sordi (2001), dentre outros. Ao se eleger como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem o trabalho incluiu estudos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases (1996); BNCC – Base Nacional Curricular Comum (2017); o PNE – Plano Nacional de Educação (2014-2024), DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, bem como os documentos curriculares do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, os quais serviram de bases legais para a realização da pesquisa. A escolha pelo tema foi motivada, considerando a necessidade de aprofundar estudos acerca do assunto ora proposto. Os resultados sinalizaram que avaliar é muito mais que lançar mão de técnicas avaliativas, uma vez que o processo que se constrói no cotidiano docente exige a superação de velhos paradigmas que não contribuem para o desenvolvimento do aluno na contemporaneidade.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.