Benefícios da capoeira como elemento da cultura corporal em aulas de educação física no ensino fundamental

  • Elaine Maria de Souza Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda e Escola Laura Vicuña
  • Aglezio Cardoso Silva UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal. Afro – Brasileiro.

Resumo

A capoeira é uma das mais importantes manifestações da cultura popular brasileira, fundada em nossas tradições culturais, sendo reconhecida e praticada mundialmente por um número incalculável de pessoas, devido aos seus múltiplos enfoques. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da capoeira como elemento da cultura afro-brasileira e seu desenvolvimento em aulas de Educação Física. Os estudos encontram-se ancorados na abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, utilizando-se para o levantamento e coleta de dados por meio de questionários, compostos por cinco perguntas objetivas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da cidade de General Carneiro – MT, sendo uma pública e outra particular. Como critério de inclusão, o questionário foi aplicado para seis professores de Educação Física. Conforme os resultados, percebe-se que nenhum dos professores entrevistados ministra o conteúdo capoeira em suas aulas. Portanto a capoeira mostrou-se um conteúdo inexistente no contexto escolar.

Biografia do Autor

Elaine Maria de Souza, Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda e Escola Laura Vicuña

Professora da Educação Básica na Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda e Escola Laura Vicuña. General Carneiro/MT, Brasil. Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable (UDS). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação São Luis (FESL), em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Licenciada em Educação Física pelo UNIVAR. Bacharel em Educação Física pelo Instituto Millenium de Educação e Cultura (IMEC).

Aglezio Cardoso Silva, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestre em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Licenciado em Matemática pela UFMT.

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências Humanas