O EXERCÍCIO DA CIDADANIA LABORAL COMO MEIO DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL DO TELETRABALHADOR

Palavras-chave: Exercício da Cidadania, Relações de Trabalho, Ambiente de Trabalho Saudável, Teletrabalho

Resumo

Este artigo analisa as transformações nas relações de trabalho impulsionadas por inovações tecnológicas, focando no direito fundamental à cidadania e seu impacto no meio ambiente laboral, especialmente, para os teletrabalhadores. O estudo busca responder se o exercício da cidadania laboral pode contribuir para garantir um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Destaca-se que a dignidade humana é um pilar do Estado Democrático de Direito e que as relações de trabalho não devem ser regidas apenas pelas demandas do mercado, mas também pela proteção à saúde dos trabalhadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa para identificar mecanismos de proteção aos direitos dos teletrabalhadores. Propõe-se que, por meio de uma atuação dialogada e colaborativa, entre trabalhadores e empresa, seja possível promover um trabalho digno, assegurando um ambiente saudável e equilibrado para o teletrabalhador.

Biografia do Autor

Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui doutorado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás (2017); mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás (2012); graduação em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Descrição e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Funcionalismo; Gramática de Construções; Gramaticalização; Leitura e compreensão textual; Inferência; Metodologia do trabalho científico/acadêmico; Produção e Revisão textual.

André Assis Lôbo de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/UFMS). Mestre em Ciência da Computação pela UFG. Possui MBA em Gestão de Projetos pelas Faculdades Alves Farias (ALFA) e Graduação em Informática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Atualmente, atua em projetos de Desenvolvimento de Software no contexto da Agricultura Familiar. As áreas de pesquisa são Engenharia de Software e Inteligência Artificial.

Publicado
2025-01-30
Seção
Ciências Multidisciplinares