Visão dos acadêmicos de Enfermagem acerca das metodologias e estratégias de ensino
Resumo
O presente estudo objetiva avaliar a visão dos acadêmicos de enfermagem acerca das estratégias de ensino e metodologias utilizadas nas aulas ministradas no curso. O tema “Metodologias, estratégias de ensino e formação de professores” vem sendo bastante questionado nos debates e na prática pedagógica, numa perspectiva ética e institucional. Assim avaliar a visão do aluno quanto as metodologias de ensino-aprendizagem empregadas no curso de enfermagem da Instituição de Ensino Superior é uma tarefa que envolve formação pedagógica, descrição, análise, compreensão e interpretação, no que se refere ao que os alunos entendem por metodologia. Estudo de caráter transversal, com a utilização de método qualitativo. Esta pesquisa foi realizada em uma Instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Barra do Garças situada no interior de Mato Grosso. A Faculdade, campo de estudo, conta com diversos cursos da área da saúde, sendo que os sujeitos pesquisados foram 27 alunos do 4º ano de Enfermagem, do turno noturno. Os resultados apontaram principalmente, para falhas na conduta de alguns professores quanto às metodologias e estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos questão. Contudo sugere – se que a instituição faça um diagnóstico de seu quadro de docentes, para que se possa trabalhar efetivamente nas fragilidades apresentadas por estes profissionais.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.