Visão dos acadêmicos de Enfermagem acerca das metodologias e estratégias de ensino

  • Carla Roberta Silva Souza Antônio UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Maria Bernadete Pozzobom Costa UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Metodologias. Estratégias. Ensino. Enfermagem.

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a visão dos acadêmicos de enfermagem acerca das estratégias de ensino e metodologias utilizadas nas aulas ministradas no curso. O tema “Metodologias, estratégias de ensino e formação de professores” vem sendo bastante questionado nos debates e na prática pedagógica, numa perspectiva ética e institucional. Assim avaliar a visão do aluno quanto as metodologias de ensino-aprendizagem empregadas no curso de enfermagem da Instituição de Ensino Superior é uma tarefa que envolve formação pedagógica, descrição, análise, compreensão e interpretação, no que se refere ao que os alunos entendem por metodologia. Estudo de caráter transversal, com a utilização de método qualitativo. Esta pesquisa foi realizada em uma Instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Barra do Garças situada no interior de Mato Grosso. A Faculdade, campo de estudo, conta com diversos cursos da área da saúde, sendo que os sujeitos pesquisados foram 27 alunos do 4º ano de Enfermagem, do turno noturno. Os resultados apontaram principalmente, para falhas na conduta de alguns professores quanto às metodologias e estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos questão. Contudo sugere – se que a instituição faça um diagnóstico de seu quadro de docentes, para que se possa trabalhar efetivamente nas fragilidades apresentadas por estes profissionais.

Biografia do Autor

Carla Roberta Silva Souza Antônio, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). Barra do Garças/MT, Brasil. Mestra em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Fundação Educacional de Goiás (FACLIONS), em Enfermagem em UTI pelo Instituto Brasileiro de Extensão Educacional (IBEED) e em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR.

Maria Bernadete Pozzobom Costa, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Especialista em Didática e Metodologia pela UFMT e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia (CATHEDRAL).

Publicado
2019-06-28
Seção
Ciências Humanas