EDUCAÇÃO PARA TODOS

DESAFIOS E AVANÇOS DA INCLUSÃO NO BRASIL

  • Isabela Borges Paluch UFPR
  • Larissa Rolim Borges-Paluch FACULDADE BRASILEIRA DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Palavras-chave: Inclusão social, Acessibilidade, Atendimento educacional especializado

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a situação da educação especial e inclusiva no Brasil, com foco nas matrículas de alunos com necessidades educacionais específicas em escolas regulares, a acessibilidade das escolas e a formação docente. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental de natureza qualitativa, na qual foram analisados dados do Censo Escolar de 2023 e informações de sites de institutos e pesquisas relevantes sobre educação. Os resultados indicam um aumento significativo nas matrículas de alunos com necessidades educacionais específicas em classes regulares, embora persistam desafios como a falta de acessibilidade, redução da alta taxa de evasão e reprovação e a necessidade de formação continuada para docentes. Conclui-se que a educação inclusiva  avançou no país, mas ainda enfrenta obstáculos que precisam ser superados, como a melhoria das políticas públicas educacionais, para garantir o direito à educação de qualidade para todos os alunos.

Biografia do Autor

Isabela Borges Paluch, UFPR

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), isabelapaluch@gmail.com

Publicado
2024-12-17
Seção
Ciências Humanas