EXPLORANDO O MUNDO DOS INSETOS: CONFECÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Larissa Rolim Borges-Paluch FACULDADE BRASILEIRA DO RECÔNCAVO DA BAHIA
  • Raíssa Castro Nunes UFRB
  • Tatiane Santana UFRB
  • Breno de Jesus Brito UFRB
  • Márlon Paluch UFRB
Palavras-chave: aprendizagem ativa, ferramenta pedagógica, biodiversidade, Insecta.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a relevância da aprendizagem ativa para despertar o interesse dos estudantes pela natureza e fomentar a compreensão da biodiversidade. Os insetos são organismos excelentes para ensinar diversos conceitos, como cadeia alimentar, adaptação e interações ecológicas, de forma dinâmica e abrangente. Além disso, apresentam uma rica diversidade de cores e formas e fazem parte do cotidiano das crianças. Com base nessas premissas, o presente estudo teve como objetivo a produção de caixas entomológicas como recurso didático para exposição museal e ações extensionistas em escolas púbicas de municípios do Recôncavo Baiano. Espera-se que esse material facilite a abordagem dos conteúdos de Ciências e contribua para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

Raíssa Castro Nunes, UFRB

Graduanda em Bacharelado em Biologia (UFRB)

Tatiane Santana, UFRB

Graduanda em Licenciatura em Biologia (UFRB)

Breno de Jesus Brito, UFRB

Graduado em Bacharelado em Biologia (UFRB)

Márlon Paluch, UFRB

Docente UFRB, Biólogo, Doutor em Ciências Biológicas (UFPR), mpaluch@ufrb.edu.br

Publicado
2024-12-17
Seção
Ciências Humanas