Efeitos da acne vulgar

transtornos na adolescência

  • Raphaela Itacarambi dos Reis Carvalho UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Karina Luzia Andrade UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Suiani Priscila Roewer UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Autoestima, Cicatrizes, Dermatoses, Isolamento social

Resumo

A acne vulgar é uma situação inflamatória crônica do folículo pilossebáceo, de natureza genética e hormonal. Na adolescência apresenta maior gravidade entre o gênero masculino, ocasionando na diminuição da autoestima e até desenvolvimento de depressão. O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos causados pela acne na fase da adolescência e os seus transtornos psicossociais. Foi observado entre os jovens, maior incidência da acne classificada como Grau I, sendo relatado ainda o acometimento de bullying e a exclusão social devido à presença de marcas decorrentes da acne, o que causava certo incômodo aos adolescentes quando estavam perante ao espelho.

Biografia do Autor

Raphaela Itacarambi dos Reis Carvalho, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Barra do Garças/MT, Brasil.

Karina Luzia Andrade, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestra em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo UNIVAR. Bacharel em Engenharia de Alimentos pela UFMT.

Suiani Priscila Roewer, UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia

Docente do UNIVAR. Barra do Garças/MT, Brasil. Mestranda em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela UFMT. Especialista em Docência no Ensino Superior e em Análises Clínicas com Ênfase em Microbiologia pelo UNIVAR. Bacharel em Farmácia Generalista pelo UNIVAR.

Publicado
2022-12-12
Seção
Ciências Multidisciplinares