PERFIL DAS INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO INTERIOR DO MATO GROSSO
Resumo
Objetivou-se avaliar o perfil das internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no interior de Mato Grosso. Os dados foram coletados pelo censo mensal do setor de faturamento do hospital em estudo. Foram analisadas 262 internações das quais 13% estavam relacionadas a CSAP, com destaque para insuficiência cardíaca. A maioria dos pacientes era do sexo masculino; a evolução clínica mostrou que grande parte recebeu alta hospitalar, enquanto uma parcela significativa evoluiu para óbito ou transferência. As internações por CSAP apresentaram tempos médios variáveis, entre 3,5 e 9 dias, sendo as doenças pulmonares e infecções urinárias associadas aos menores períodos. Esses achados, mesmo que apontem um percentual relativamente baixo de internações evitáveis, refletem a necessidade de fortalecer a atenção primária à saúde, visando à prevenção e manejo precoce dessas condições, reduzindo hospitalizações e promovendo melhores desfechos para a população atendida.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.