ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFMT
Resumo
Vive-se num mundo em constantes mudanças, no entanto, a velocidade que caracteriza esse mundo globalizado e que também se manifesta no raciocínio das crianças e dos jovens nem sempre encontra correspondência nas práticas escolares, o que suscita a pergunta: qual é, hoje, o papel da escola, instituição encarregada da educação sistematizada? Entre as possíveis respostas, há, pelo menos, uma concordância: a escola do terceiro milênio não pode se furtar ao seu papel transformador de pessoas e de sociedades, o que passa pela formação do homem por inteiro, mas não é difícil perceber a distância existente entre tais ideias, que são propagadas nos PCN’s e a realidade das escolas brasileiras. Com a Educação Física não é diferente, até porque não se pode considerar isoladamente uma disciplina no contexto da educação escolar. Como todo o ensino, a Educação Física, principalmente a escolar, anseia por mudanças em sua prática pedagógica, momento em que percebe-se a carência de projetos que atendam aos interesses da formação do aluno/cidadão. Ancorado nessas ideias, este artigo tem como principal objetivo relatar por meio de uma pesquisa realizada com Bolsistas de Iniciação à Docência, como o PIBID desenvolvido nas cidades de Barra do Garças-MT e Pontal do Araguaia-MT, trouxe para as escolas o ensino de uma Educação Física sob uma perspectiva diferenciada, mais voltada à cultura corporal, buscando demonstrar a importância do Programa para a formação dos alunos de graduação, assim como para a escola.
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