ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFMT

  • Frederico Jorge Saad Guirra
  • Frederico Jorge Saad Guirra-Filho
  • Vitor Hugo Marani Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Bolsitas, Formação, Professores

Resumo

Vive-se num mundo em constantes mudanças, no entanto, a velocidade que caracteriza esse mundo globalizado e que também se manifesta no raciocínio das crianças e dos jovens nem sempre encontra correspondência nas práticas escolares, o que suscita a pergunta: qual é, hoje, o  papel da escola, instituição encarregada da educação sistematizada? Entre as possíveis respostas, há, pelo menos, uma concordância: a escola do terceiro milênio não pode se furtar ao seu papel transformador de pessoas e de sociedades, o que passa pela formação do homem por inteiro, mas  não é difícil perceber a distância existente entre tais ideias, que são propagadas nos PCN’s e a realidade das escolas brasileiras.  Com a Educação Física não é diferente, até porque não se pode considerar isoladamente uma disciplina no contexto da educação escolar. Como todo o ensino, a Educação Física, principalmente a escolar, anseia por mudanças em sua prática pedagógica, momento em que percebe-se a carência de projetos que atendam aos interesses da formação do aluno/cidadão. Ancorado nessas ideias, este artigo tem como principal objetivo relatar por meio de uma pesquisa realizada com Bolsistas de Iniciação à Docência, como o PIBID desenvolvido nas cidades de Barra do Garças-MT e Pontal do Araguaia-MT, trouxe para as escolas o ensino de uma Educação Física sob uma perspectiva diferenciada, mais voltada à cultura corporal, buscando demonstrar a importância do Programa para a formação dos alunos de graduação, assim como para a escola.

Publicado
2025-04-15
Seção
Ciências Humanas